Dicas automotivas

DICAS M5

Dicas Para Encontrar Problemas Em Seu Veículo.

COMO IDENTIFICAR UM PROBLEMA

Por Carrilho

Identificar problemas no seu carro pode parecer uma tarefa impossível, especialmente para um motorista comum que não possui seu ouvido treinado. Por isso pode ser útil pensar no funcionamento interno do seu carro como semelhante a um corpo humano.​

Para que você mesmo possa diagnosticar os problemas do seu carro, tente pensar nisso em termos de seu próprio corpo. Por exemplo, se o seu estômago começar a doer sem aviso, você provavelmente começará a pensar na última coisa que comeu para descobrir por que está com dor.​

Um tipo semelhante de pensamento é usado para diagnosticar problemas no carro. Problemas que envolvem sistemas mecânicos tipicamente exibem sensações e sons distintos que agem como indicadores de que um determinado processo não está funcionando da maneira pretendida.​

Assim que você perceber que algo parece “errado” com a funcionalidade do seu veículo, é hora de começar a considerar o problema e encontrar uma maneira de solucioná-lo.​

Dito isto, se você está tendo algum problema com o carro, é importante saber quais são os tipos mais comuns de problemas de transmissão, para que você possa facilmente diagnosticá-los e corrigi-los. Aqui está uma lista dos sintomas de problemas de transmissão e quais os sinais que você deve procurar.

FALTA DE RESPOSTA OU LENTIDÃO NO “ANDAR DO CARRO”

Por Alexandre

Você já percebeu que, enquanto dirige, há demora a engatar uma marcha ou após engatar ele não tem força. Então definitivamente há algo errado.​

Para transmissões automáticas, você pode notar que, ao começar a dirigir ou estacionar, ocorre um atraso antes de você sentir a engrenagem engatar. Este é geralmente um problema que ocorre com a transmissão.​

As transmissões manuais podem ter o mesmo problema de resposta, isso geralmente é causado por uma embreagem que precisa ser substituída, mas às vezes pode apontar para um problema mais grave.

BARULHOS

Por Alexandre

É impossível saber qual o problema está ocorrendo com sua transmissão automática somente com um barulho, mas uma coisa é certa, você notará um som do tipo: “Eu não ouvi esse som antes”.​

Os sons que são produzidos variam amplamente entre marcas e modelos diferentes, mas a melhor maneira de descrevê-los é que você provavelmente ouvirá um zumbido, ou ruído estridente.​

As transmissões manuais emitem sons que podem ser descritos como sendo ligeiramente mais mecânicos, mais altos e abruptos. Um som de “engate” quando você muda de marcha em um câmbio mecânico, faz parte de sua natureza, mas nunca em um câmbio automático.​

Como já foi mencionado, é sempre melhor diagnosticar e reparar o problema o mais rapidamente possível e não esperar até quando “tiver tempo” ou “tiver dinheiro”. Se você esperar muito, o que teria sido um reparo relativamente barato pode facilmente tornar-se caro.

CHEIRO DE QUEIMADO

Por Alexandre

Qualquer cheiro de queimado vindo do seu carro é motivo de preocupação. O fluido de transmissão com superaquecimento é uma das causas de cheiro de queimado.

O fluido de transmissão ajuda a manter as peças lubrificadas e resfriadas para que não fiquem gastas e danificadas.​

Se o fluido superaquecer resultará no aumento da fricção e da atividade corrosiva, bem como na acumulação de sujeira e detritos adicionais. Se isso não for resolvido, a transmissão acabará se danificando o suficiente e parar completamente. O resultado final é um orçamento mais caro

VAZAMENTOS

Por Carrilho

Um vazamento é provavelmente o sintoma mais fácil de ser observado e uma das ocorrências mais comuns de uma transmissão automática.​

O fluido de transmissão automática (ATF) é vital para seu funcionamento, uma vez que lubrifica, limpa e condiciona as vedações e atua como fluido hidráulico. Sem ele (ou mesmo se ficar muito baixo ), o câmbio irá parar de funcionar completamente.

O ATF é vermelho vivo, claro e cheira um pouco doce se tudo estiver funcionando corretamente. Se é isso que você encontra na sua garagem, tudo o que precisa ser consertado é o vazamento.​

Se o fluido estiver escuro e / ou tiver um cheiro queimado, é hora de fazer a substituição e/ou os reparos necessários.

Para verificar se o fluido está no nível correto faça o seguinte: Ligue seu carro, aguarde-o esquentar, depois levante o capô e retire a vareta do câmbio (certifique-se de que o veículo esteja em um terreno plano). Ao contrário do óleo do motor, o fluido da transmissão não é queimado ou consumido pelo carro, portanto, se o nível estiver baixo, há um vazamento em algum lugar que deve ser imediatamente corrigido. Recomenda-se completar o fluido mesmo que o vazamento ainda exista para garantir que haja fluido suficiente para o funcionamento da transmissão até que seja consertado.

TREPIDAÇÃO

Por Alexandre

Um carro deve funcionar suavemente sem qualquer trepidação ou solavancos, e não deve haver sons metálicos. Estes sintomas indicam que há um problema com as engrenagens.

As transmissões automáticas apresentarão um atraso para engate das marchas ou você sentirá uma sensação de veículo “patinando” como se não saísse do lugar quando acelera, antes destes sintomas acima mencionados.

À medida que o problema piora, as mudanças de marcha tornam-se mais abruptas e envolvem mais trepidações. Existem algumas outras razões para ruído metálico ou trepidação, mas aqui relatamos o necessário para identificação e necessidade de manutenção.